Crítica: OS SUSPEITOS

O mundo é um lugar hostil em que cada esquina pode revelar um perigo em potencial, e tragédias podem acontecer até os mais inocentes nos momentos mais inesperados. Sabendo dos acontecimentos diários, torna-se impossível para um pai afastar da mente as possíveis fatalidades que podem se abater sobre suas crianças. E esse pesadelo cotidiano já foi bastante explorado pelo cinema, tomando inúmeras abordagens. Os Suspeitos  reconta essa história, mas se destaca pelas igualmente excelentes direção e atuações e também por causar uma forte sensação no expectador que permanece por um bom tempo depois do filme.

O filme se passa em Boston, no dia de ação de graças quando a família formada por Keller Dover (Hugh Jackman), sua esposa Grace (Maria Bello) e seus filhos Ralph (Dylan Minnette) Anna (Erin Gerasimovich) visitam a casa de seus amigos Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis). Em meio à descontraída comemoração a pequena Anna e Joy (Kyla Drew Simmons), filha dos Birch, somem. Após uma procura busca sem resultado, as famílias contatam à polícia e o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) fica encarregado do caso. A polícia rapidamente encontra o suspeito Alex (Paul Dano), que logo revela-se um beco sem saída por possuir QI de uma criança de 10 anos. Enquanto Loki segue pistas para desvendar o desaparecimento, Keller torna-se obcecado pela culpa de Alex, tomando atitudes cada vez mais extremas.

Denis Villeneuve, responsável pelo ótimo Incêndios (2010), conduz o filme num caminho de tensão ascendente. E mesmo que ele esteja tocando em um tema particularmente comovente, o drama vivido pelos personagens nunca cai para o simples melodrama. Esse cuidado pode ser observado até mesmo nas pequenas escolhas, como a de nunca revelar a vida pessoal do policial Loki, fazendo com que o envolvimento pessoal dele no caso seja gradual e orgânico, uma vez que não conhecemos sua vida além do lado profissional. E mesmo que o filme exponha cenas um tanto forte para os mais fracos, elas o são forte muito mais pela atmosfera angustiante criada pelo diretor do que por violência explícita, já que o uso da violência meio para qualquer coisa é absolutamente condenável segundo o roteiro.

E se muitas reviravoltas podem ser responsáveis por acabar com uma boa história, o roteirista Aaron Guzikowski faz um trabalho primoroso, pois mesmo que o filme mude de direção em vários momentos devido ao surgimento de novos fatos, isso nunca parece forçado ou óbvio para o espectador. Muito inteligente a escolha de trabalhar com os arcos dramáticos de Keller e Loki, sendo que os dois conduzem seu próprio tipo de investigação, mostrando sempre os dois lados da moeda. Os dois são prisioneiros (daí o nome original) das circunstâncias, e se o policial Loki combate o envolvimento emocional inevitável com seu inquestionável profissionalismo e racionalidade, Keller encurralado faz a única coisa que acredita poder fazer, mesmo que radical possível para um homem que se sente completamente responsável pelo acontecido.

Mas a força desses dois ótimos personagens é também responsabilidade das grandes atuações de Gyllenhaal e Jackman. Gyllenhaal é contido, se ele transmite confiança ao conversar com os pais das crianças desaparecidas, dando realmente credibilidade ao fazer a promessa de encontrá-las, por outro lado ele também é uma figura ameaçadora ao, por exemplo, interrogar seus acusados. Hugh Jackman é um provável candidato ao Oscar, todos sabem que é um ótimo ator e possui uma presença magnética, e aqui mesmo que ele pratique atos cruéis é impossível não simpatizar com seu personagem, abatido por tamanho sofrimento e que mesmo assim precisa manter seu papel de homem da casa e manter a família na linha. Viola Davis Terrence Howard conseguem comunicar o sofrimento e a dúvida perante aos atos do personagem de Hugh Jackman. A confusão e depressão de Maria Bello são também comoventes. Paul Dano também esta digno de nota como o personagem com problemas mentais.

De resto este excepcional filme faz um comentário sobre os julgamentos equivocados e onde estes podem levar o ser humano quando em busca de justiça. Não é atoa que na primeira cena do filme vemos Keller abatendo um veado, animal frequentemente associado à inocência, após pronunciar uma oração.  Vemos então como um personagem direito, com princípios sólidos, que tenta ao máximo preparar-se diante das adversidades pode tomar atitudes condenáveis quando pressionado. O homem não pode querer controlar tudo, existem malucos em cada esquina, não há como defender-se do acaso. E por isso mesmo ao final do filme sua investigação é recompensada de forma negativa, os meios não justificaram os fins.

Confira o trailer abaixo :

 

Fonte : http://www.loucosporfilmes.net
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