Net Barretos - Conectando emoções!

Assad ainda tem ‘enorme’ arsenal químico na Síria, dizem EUA

Ataque de 21 de agosto usou só pequena parte do estoque, diz diplomata.
Obama busca apoio interno e externo para ataque militar ao regime sírio.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power, disse nesta sexta-feira (6) que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, praticamente não gastou seu estoque de armas químicas em um suposto ataque na periferia de Damasco no mês passado.

“Avaliamos que, apesar de Assad ter usado mais armas químicas em 21 de agosto do que antes, ele praticamente não tocou em seu enorme arsenal”, disse Power em um centro de estudos em Washington.

Power discursou para tentar justificar o ataque americano limitado à Síria, planejado pelo governo do presidente Barack Obama.

Ela voltou a criticar a posição russa na questão, de defender o aliado Assad, e afirmou que é “ingênuo” acreditar que Moscou vá mudar sua posição, contrária ao ataque.

O presidente americano Barack Obama busca apoio interno e externo para um ataque ao regime de Assad, acusado de matar mais de 1.400 civis no ataque químico. Ele pediu ao Congresso aval para atacar. O Senado pode votar o tema na próxima quarta-feira (11).

A Rússia, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, vem barrando a aprovação de uma resolução que daria carta branca para um ataque à Síria.

A reunião de cúpula do G20, encerrada na Rússia nesta sexta-feira, mostrou que a comunidade internacional está dividida em relação ao ataque.

O governo sírio, que enfrenta há quase dois anos e meio uma rebelião que já deixou mais de 110 mil mortos, nega ter usado armas químicas e diz que é alvo de terroristas ligados à Al-Qaeda, que tentam desestabilizar o país.

arte síria 3/9 (Foto: 1)

Fonte : http://g1.globo.com

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Assad ainda tem ‘enorme’ arsenal químico na Síria, dizem EUA

Deixe o seu comentário