Net Barretos - Conectando emoções!

Barretos aumenta em mais de 7% a área de cobertura vegetal

Dados da secretaria do Meio Ambiente apontam diminuição no déficit de árvores na cidade

Barretos aumenta em mais de 7% a área de cobertura vegetalO secretário do Meio Ambiente, João Amadeu Giachetto, afirmou que os dados sobre a cobertura vegetal na área urbana de Barretos foram atualizados através de tecnologia com imagem via satélite.

“Nós estávamos preocupados, pois não tínhamos uma fonte de avaliação da cobertura vegetal. Não sabíamos se na avaliação passada foram utilizados números da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. E também existia uma dificuldade de se avaliar fisicamente e fazer a contagem das árvores. Por isso resolvemos contratar imagens de satélite com leitura de infravermelho através da qual a gente consegue medir a cobertura vegetal de Barretos. O trabalho foi desenvolvido especificamente em relação a área urbana da cidade”, disse.

Segundo os dados, foi detectado cobertura vegetal de 11,13%, o que significa um aumento de 7,13% em relação aos dados anteriores que eram de apenas 4%. “Esse ganho é significativo quanto ao programa Município Verde-Azul e quanto aos parâmetros que a Organização Mundial de Saúde coloca em seus critérios quanto ao número de árvores que traga qualidade de vida para a população. O índice da OMS nos indicava um passivo de 200 mil árvores de acordo com os dados anteriores e os dados atuais comprovam um déficit em torno de 90 mil em Barretos. Nós trabalhamos para cumprir um passivo de 25 mil árvores e o objetivo é até o final deste ano plantamos 10 mil. Se finalizarmos esse passivo de 25 mil árvores na área urbana em um tempo estimado de 3 a 4 anos, baixamos para 65 mil árvores o déficit em Barretos, melhorando ainda mais a certificação no Programa Município Verde Azul”, explicou o secretário.

Giachetto afirmou que o próximo passo é fazer a medição na área rural. “Nós temos daqui para frente a ideia de fazer essa avaliação na área rural como um todo. É uma área bastante vasta e acreditamos que a nossa cobertura vegetal na área rural já avançou em função de necessidades e obrigações de produtores rurais e grandes empresas em recuperar determinadas áreas”, concluiu.

 

Fonte : http://www.odiarioonline.com.br/

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Barretos aumenta em mais de 7% a área de cobertura vegetal

Deixe o seu comentário