“Carrossel” chega ao fim hoje; novela alavanca SBT e reúne família na TV

http://natelinha.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2e8d262f1f7c802d8851b2cd9cf1e12c.jpgDivulgação/SBT
Chega ao fim nesta sexta-feira (26), logo mais às 21h15, “Carrossel”, adaptação mexicana feita por Íris Abravanel e de direção-geral de Reynaldo Boury.
A novela infantil teve sua estreia no dia 21 de maio de 2012 e, com seu término ocorrendo hoje à noite, são acumulados 310 capítulos, o que concedem à trama o título de mais longa da TV brasileira no século XXI e a sexta mais longa considerando todas as novelas produzidas no Brasil de forma contínua e em uma única temporada (o que elimina produções como “Os Mutantes”, da Record, “Malhação”, da Globo, e “Chiquititas”, também do SBT).
“Carrossel” termina em alta e é um dos maiores sucessos da dramaturgia do SBT
Divulgação/SBT
Apesar da longa jornada de gravações, que ocorreram no decorrer de 240 dias, em cerca de 4036 cenas de estúdio e 1440 horas de filmagens, “Carrossel” manteve o interesse do público do início ao fim e marcou o SBT em vários sentidos.
A família na TV:
Embora não tenha sido um projeto financeiramente ousado, “Carrossel” conquistou grandes vitórias ao SBT. O folhetim reuniu a família em frente a TV após vários anos.
Cirilo é humilhado por Maria Joaquina em sua festa de aniversário: ainda que de forma leve, novela aborda o racismo e outros temas ainda pertinentes na sociedade
Divulgação/SBT
A discussão de temas como o racismo, entre Maria Joaquina (Larissa Manoela) e Cirilo (Jean Paulo Campos); o difícil relacionamento de um filho travesso e seu pai, com Jaime (Nicholas Torres) e Rafael (Henrique Stroeter); a história de uma professora que abdica da juventude para se dedicar aos seus alunos, com Helena (Rosanne Mulholland) foram bastante aceitas por quem assistia em casa.
No decorrer dos anos 2000, produções infantis passaram a se tornar cada vez mais raras. O aumento do poder de compra do brasileiro viabilizou o impulso nas vendas de pacotes de TV por assinatura, o que acabou segmentando e isolando ainda mais a programação destinada às  crianças.
Apesar da Globo ter mantido  “Malhação” e a Record tenha injetado mais de R$ 40 milhões em “Rebelde”, nenhuma das duas produções era destinada ao público infantil – ainda que atingisse ele de certa forma. Ambas abordavam temas que ainda são pertinentes aos mais crescidos.
A ideia do SBT é manter o mesmo êxito de “Carrossel” com “Chiquititas”, embora nesta última haja um certo distanciamento da ingenuidade das crianças da Escola Mundial e das tramas ligadas a ela.
Audiência:
“Carrossel” termina se consagrando como um verdadeiro fenômeno de audiência. Mais de 90% de seus capítulos tiveram índices na casa dos dois dígitos de audiência e não foram raras as ocasiões em que os picos se aproximaram dos 20 pontos.
O diretor Reynaldo Boury (de branco, à esquerda) coordena as gravações: orçamento modesto se comparado às novelas adultas e produções da Globo e Record não inibe sucesso de “Carrossel”
Divulgação/SBT
A audiência de “Carrossel” foi bastante estável na Grande São Paulo, alternando seus números entre 12 e 14 pontos. Para efeitos de comparação, “Corações Feridos” e “Amor e Revolução” atingiam 6 pontos de média em seus melhores dias.
Além disso, a trama se manteve invicta nos confrontos com a Record, que não poupou esforços em retomar a vice-liderança no horário. Foram desbancados diversos produtos, dos mais distintos orçamentos e públicos, como “Rebelde”, o “Jornal da Record, a polêmica “Fazenda de Verão” e a série “CSI: NY”.
Curiosamente, os índices de “Carrossel” também se destacaram mesmo levando em conta os patamares da Globo e Record. Durante vários  capítulos, a novela do SBT teve audiência superior a de “Malhação” e chegou até mesmo a encostar na de “Lado a Lado”. Já em comparação com a Record, a distância é ainda maior. Ainda que  tenha enfrentado direta ou indiretamente quatro novelas da rival (“Rebelde”, “Máscaras,”Balacobaco” e “Dona Xepa”), nenhuma delas teve audiência comparável.
Também é necessário ressaltar a estabilidade de “Carrossel” se comparado ao desempenho da versão original, em 1991. Na época, a história mexicana havia herdado o horário com 6 pontos. Seus índices subiram para 21, o que causou pânico na Globo. Entretanto, seu longo período em cartaz e o desgaste da história fizeram com que o Ibope caísse para menos da metade – o que não aconteceu nesta versão.
Licenciamento:
Além de sucesso de audiência, “Carrossel” também foi um grande sucesso de licenciamento. Mais de 300 produtos foram produzidos e colocados à venda com a estampa da novela.
O fenômeno se repetiu na comercialização da trilha sonora. Mais de 500 mil cópias dos três CDs, do DVD e do DVD+CD foram vendidos. A quantidade é considerada altíssima levando em conta a atual situação do mercado de CDs, que é ameaçado pela pirataria e pelas compra de músicas em lojas virtuais.
Participações:
No decorrer dos 15 meses em que passou no ar, “Carrossel” contou com participações especiais de vários artistas e celebridades consagradas dentro e fora do Brasil.
Neymar foi uma das participações especiais de “Carrossel”
Divulgação/SBT
O jogador Neymar, por exemplo, foi um dos que participou do folhetim em cenas gravadas em Santos, quando ainda jogava pelo time que leva o nome da cidade. A banda Restart, os apresentadores Eliana, Celso Portiolli, Roberto Cabrini e os integrantes do KLB também participaram da história em determinados momentos.
Bastidores:
“Carrossel” tem uma série de curiosidades em seus bastidores. Elenco e direção, por exemplo, por muito pouco não tiveram caminhos totalmente distintos e que poderiam ter comprometido o êxito da história.
A Professora Helena, protagonista da história, foi interpretada por Rosanne Mulholland. Consagrada pelo filme “Nosso Lar”, Rosanne teve em “Carrossel” o papel mais importante de sua carreira, ainda que tenha emplacado outros personagens na Globo e até mesmo o posto de protagonista de novela na Band (em “Água na Boca”, de 2008).
A meiga e doce Professora Helena: papel de Rosanne Mulholland estava cotado para ser de Lívia Andrade
Divulgação/SBT
Entretanto, por pouco Rosanne não teve o papel principal de “Carrossel”. No começo do segundo semestre de 2011, quando a pré-produção foi iniciada, Lívia Andrade despontava como favorita. Além de agradar ao dono Silvio Santos, acreditava-se que a atriz teria bom apelo junto ao público infantil.
Apesar da preferência por Rosanne, Lívia não ficou de fora do projeto. Ela foi escalada para viver a vilã Suzana, também professora da Escola Mundial.
A direção-geral de “Carrossel” foi outro ponto que foi alterado às pressas e em cima da hora. Del Rangel, de “Uma Rosa com Amor”, “Corações Feridos” e “Vende-se um Véu de Noiva”, vinha trabalhando na pré-produção e na escalação de elenco. No dia 11 de outubro de 2011, Del foi chamado para uma reunião, a qual ele disse acreditar que se tratava de uma discussão normal de cifras e orçamentos. Entretanto, a informação dada era a de sua demissão.
Reynaldo Boury e Íris Abravanel: diretor encerra “Amor e Revolução” no fim de agosto e em outubro é convocado para assumir “Carrossel”.
Divulgação/SBT
Del Rangel foi substituído por Reynaldo Boury. Boury tem mais de 50 anos de carreira dedicados à TV e emplacou importantes trabalhos na Globo, como “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “O Semideus”, “Ciranda de Pedra”, “Sinhá Moça” e “Tieta”. Com o público infantil, havia trabalhado de forma indireta em “Sonho Meu”, de Marcílio Moraes. Já no SBT, Boury havia recém encerrado as gravações de “Amor e Revolução”, de Tiago Santiago.
Ainda que sua demissão jamais tenha sido bem explicada, Del Rangel não guardou rancores do SBT. Semanas após a estreia, ele afirmou que estava bastante contente com o sucesso da trama e com a aceitação de Mulholland, que foi escolha sua para o papel de Helena. Os dois já haviam trabalhado juntos em “Água na Boca”.
Projetos:
“Carrossel” teve seu último capítulo gravado em março deste ano. Uma segunda temporada, cogitada nos primeiros meses, é assunto praticamente descartado nas reuniões do SBT. Ainda assim, um seriado deve ser produzido com a mesma temática da novela.
A autora Íris Abravanel atualmente se dedica a “Chiquititas”.  Reynaldo Boury assina a direção-geral mas, após implantar a nova novela, saiu de férias.
Rosanne Mulholland abandona figurino comportado e busca “se libertar” da Professora Helena
Reprodução/VIP
Rosanne Mulholland, a professora Helena, busca se desvincular da imagem que formou nestes últimos 15 meses. Ela posou para um ensaio sensual em uma grande revista masculina, cujos primeiros exemplares chegaram às bancas antes mesmo do fim de “Carrossel”.
Yudi Tamashiro, que canta com Priscilla Alcântara a abertura de “Carrossel”, deixou o SBT em dezembro e hoje está no casting de “A Fazenda”.
Fábio Villa Verde, que interpetou o técnico de futebol Pedro Villas, já estava com contrato assinado com a Record quando foram ao ar as cenas em que levava o time da Escola Mundial para visitar Neymar, em Santos. Ele estará no elenco de “Pecado Mortal”, de Carlos Lombardi.
Maísa Silva, a Valéria, é uma das poucas que tem contrato fixo com o SBT. Entretanto, ela já declarou que não pretende voltar às novelas tão cedo. “Talvez no futuro, quando eu tiver com 13, 15 (anos). Eu me acho muito nova para fazer novela, não estou totalmente preparada”, declarou em entrevista no mês de abril.
Larissa Manoela: atriz renova com o SBT e deve protagonizar “Patinho Feio”, que sucederá “Chiquititas” em 2014
Divulgação/SBT
Larissa Manoela, intérprete da Maria Joaquina, é cotada para protagonizar “Patinho Feio”, novela que substituirá “Chiquititas”.
Os outros atores do elenco foram dispensados com o encerramento das gravações. Como o SBT tem apenas um horário de novelas e a ideia é manter o ritmo de títulos com 12 a 15 meses em cartaz, não faz parte dos planos da emissora montar um banco de atores.
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for “Carrossel” chega ao fim hoje; novela alavanca SBT e reúne família na TV

 
Detalhes

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

– Em caso de utilização excedente a franquia de consumo, a Net Barretos não cobrará por megabyte adicional, neste caso, a velocidade será reduzida para 2 Mbps até o final do período corrente.

×
Detalhes

– Sem IP fixo

– Suporte 48 Horas

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

– Em caso de utilização excedente a franquia de consumo, a Net Barretos não cobrará por megabyte adicional, neste caso, a velocidade será reduzida para 4 Mbps até o final do período corrente.

×
Detalhes

– Sem IP fixo

– Suporte 48 Horas

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

×
Detalhes

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

– Em caso de utilização excedente a franquia de consumo, a Net Barretos não cobrará por megabyte adicional, neste caso, a velocidade será reduzida para 10 Mbps até o final do período corrente.

×
Detalhes

– Sem IP fixo

– Suporte 48 Horas

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

×
Detalhes

– Com IP fixo;

– Suporte 12 Horas;

– Planos exclusivos apenas para CNPJ;

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos;

– O modem é cedido gratuitamente em comodato;

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço;

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

×
Detalhes

– Com IP fixo

– Suporte 48 Horas

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

– Em caso de utilização excedente a franquia de consumo, a Net Barretos não cobrará por megabyte adicional, neste caso, a velocidade será reduzida para 4 Mbps até o final do período corrente.

×
Detalhes

– Com IP fixo

– Suporte 4 Horas

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

– Plano com fidelidade por 12 meses caso haja cancelamento será lavrada multa conforme contrato.

– Em caso de utilização excedente a franquia de consumo, a Net Barretos não cobrará por megabyte adicional, neste caso, a velocidade será reduzida para 5 Mbps até o final do período corrente.

×
Detalhes

– Com IP fixo

– Suporte 4 Horas

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

×
Detalhes

– Sem IP fixo

– Suporte 48 Horas

– A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos.

– O modem é cedido gratuitamente em comodato.

– A instalação está sujeita a disponibilidade técnica de acordo com o endereço.

×

×

×

×