Net Barretos - Conectando emoções!

Chromecast ganha suporte a controles remotos de TVs

O Chromecast foi lançado há quase dois anos, mas o Google segue firme liberando atualizações para o dispositivo. O firmware mais recente, de identificação 27946, traz uma funcionalidade bastante útil (e há tempos esperada): suporte a controles remotos convencionais.

Isso significa que, com a atualização, você pode aumentar o volume ou pausar vídeos reproduzidos por meio do Chromecast usando o controle da TV.

Não há compatibilidade com todo e qualquer equipamento, entretanto. É necessário que a televisão tenha suporte ao HDMI-CEC, padrão criado para sincronização de funções de determinados dispositivos por meio de uma porta… HDMI (há uma via nos cabos do tipo específica para esse fim).

chromecast

Felizmente, boa parte das TVs atuais funciona com a tecnologia. Em geral, a compatibilidade é identificada com nomes comerciais: BRAVIA Theatre Sync na Sony, Anynet na Samsung, Simplink na LG, EZ-Sync ou VIERA Link na Panasonic e por aí vai.

É claro que também é necessário que os apps sejam compatíveis. De acordo com estes relatos no Reddit, YouTube, Google Play Music e Plex estão entre os apps que funcionam via HDMI-CEC. Não é o caso do app da Netflix, desafortunadamente, pelo menos não na versão atual.

Vale ressaltar que o controle remoto pode ser usado em conjunto com os comandos do smartphone: você pode dar play em um vídeo em um e pausá-lo no outro, por exemplo.

Com informações: Janko Roettgers (Medium), The Verge

Fonte: Tecnoblog

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Chromecast ganha suporte a controles remotos de TVs

Deixe o seu comentário