Net Barretos - Conectando emoções!

Cientistas criam orelha e mandíbula para implante em impressora 3D

naom_56c355fe24c48

Um grupo de cientistas criou uma impressora 3D para fabricar estruturas de cartilagem, osso e músculo destinadas a transplantes.

Com os experimentos, uma orelha já foi produzida com o novo material. A estrutura está sendo testada em animais de laboratório, para, no futuro, ser adotada em humanos.

Os órgãos impressos pela nova máquina na verdade são estruturas porosas especiais onde células humanas são capazes de penetrar. O material, que possui pequenos canais, permite ao tecido vivo do próprio organismo começar a se moldar e formar uma estrutura nova.

Os moldes biológicos criados pelo grupo são produzidos a partir de informações digitais obtidas por técnicas de imagem como a tomografia computadorizada. O grupo também já criou um fragmento de mandíbula com a mesma técnica.

A ideia é que a armação de polímeros e plásticos especiais que dão forma ao novo órgão, depois, desapareça e dê lugar apenas a tecidos originados no organismo da pessoa transplantada.

Segundo pesquisadores, não é a primeira vez que o uso desse tipo de molde biológico é empregado na regeneração de órgãos, mas tentativas anteriores de usar a impressão 3D não obtiveram sucesso, porque o material produzido não tinha rigidez suficiente.

Fonte: Notícias ao Minuto

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Cientistas criam orelha e mandíbula para implante em impressora 3D

Deixe o seu comentário