Net Barretos - Conectando emoções!

Coreia do Norte reinicia reator nuclear de plutônio, dizem EUA

Imagens de satélite mostram fumaça em central atômica de Yongbyon.
Teste nuclear em fevereiro levou a ONU a impor sanções ao país.

A Coreia do Norte reiniciou as atividades de seu reator nuclear de Yongbyon, capaz de produzir plutônio para o programa de armas atômicas do país, segundo imagens de satélite analisadas por especialistas americanos.

As fotografias, feitas no dia 31 de agosto e divulgadas nesta quinta-feira (12) pela Universidade Johns Hopkins de Washington e o Instituto de Ciência e Segurança Internacional dos Estados Unidos, mostram fumaça branca emanando de um edifício próximo à sala do reator que contém as turbinas.

“A coloração branca e o volume são consistentes e a fumaça emana porque o sistema de geração de eletricidade está a ponto de iniciar, o que indica que o reator está em funcionamento ou no ponto”, explicam os especialistas da Universidade Johns Hopkins no site “38north”, dedicado a estudos sobre a Coreia do Norte.

Japão e EUA estão agora examinando o material para determinar se a usina está funcionando ou se Pyongyang está ainda realizando testes nas instalações sem ter introduzido as barras de combustível, revelaram fontes diplomáticas consultadas pela agência de notícias japonesa “Kyodo”.

O Instituto EUA-Coreia, vinculado à Universidade Johns Hopkins de Washington, estimou durante o mês de junho que o reator começaria a funcionar em agosto. “Desde que Pyongyang anunciou, no início de abril de 2013, sua intenção de reiniciar o reator, os trabalhos progrediram rapidamente para pôr novamente em funcionamento as instalações”, assegurou o Instituto.

Imagens que mostravam que a Coreia do Norte tinha começado a realizar obras nas instalações de Yongbyon forma publicadas no site “38north” em abril. A usina foi fechada em 2007 em virtude de um acordo assinado durante as negociações para a desnuclearização do país comunista.

Rússia
A Rússia observou que existe atividade na usina nuclear norte-coreana de Yongbyon, mas não pode garantir que isso signifique que o reator nuclear foi reaberto, disse nesta quinta-feira uma fonte diplomática citada pela agência “Interfax”.

“É óbvio que algum tipo de trabalho é feito ali, e já vem acontecendo há bastante tempo. Alguns sinais indiretos indicam que está havendo a reabertura do reator”, afirmou.

O reator de 5 megawatts é capaz, segundo especialistas, de produzir seis quilogramas de plutônio por ano, que pode ser utilizado por Pyongyang para aumentar o tamanho de seu arsenal de armas nucleares.

Após as sanções impostas em março pela ONU à Coreia do Norte, devido ao teste nuclear de fevereiro, o regime de Kim Jong-un endureceu ainda mais sua postura e anunciou que o desenvolvimento de armas nucleares passaria a ser o principal pilar de sua política de defesa.

O ditador da coreia do Norte, Kim Jong-un, acena para militares em evento em 28 de março em Pyongyang (Foto: AFP)

Fonte: http://g1.globo.com

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Coreia do Norte reinicia reator nuclear de plutônio, dizem EUA

Deixe o seu comentário