Net Barretos - Conectando emoções!

Fios inteligentes permitem que prótese tenha movimentação humana

20150325113130_660_420[1]

Na maioria das vezes, mãos artificiais são engenhocas desajeitadas feitas de motores pneumáticos e peças metálicas que ficam muito aquém da precisão da mão humana. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, estão desenvolvendo uma prótese baseada em fios com efeito térmico de memória para dar fluidez aos movimentos. O resultado é uma mão biônica com sutileza de movimentos muito semelhante ao das mãos humanas.

A sensibilidade é possível graças a duas características do nitinol (níquel-titânio), material utilizado na composição “muscular” da prótese: memória de forma e superelasticidade). O metal “lembra” da sua forma original e pode adquirir diferentes formatos de acordo com a temperatura que é submetido.

Os engenheiros usam esses fios inteligentes para desempenhar o papel de músculos na mão artificial. Vários fios de arame com memória de forma ligam as articulações dos dedos e atuam como músculos flexores, copiando a estrutura dos músculos humanos naturais, agrupando os fios (que são finíssimos) em feixes para imitar fibras musculares.

Embora a tecnologia ainda esteja em fase de desenvolvimento, a universidade alemã aposta no “potencial inconfundível” da empreitada de seus engenheiros, tanto no desenvolvimento de próteses para humanos, quanto para tornar os movimentos robóticos mais ágeis.

Fonte: Universidade de SaarlandScience Daily

Fonte: Olhar Digital

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Fios inteligentes permitem que prótese tenha movimentação humana

Deixe o seu comentário