Net Barretos - Conectando emoções!

Google promete corrigir falha no Chrome que drena a bateria do seu notebook

Em 2010, foi encontrado um bug no Chrome que consumia muita energia dos notebooks, fazendo com que as baterias zerassem mais rapidamente. Eis que quatro anos depois, sem apontar nenhuma solução até agora, o Google finalmente prometeu que irá corrigir a falha.

Quem motivou a empresa a resolver isso foi um colaborador da Forbes, que detalhou como o problema ocorre. De forma simplificada, é devido ao “system clock tick rate”, algo como a taxa de atualização do sistema.

chrome-logo-cortado

Graças a ela, o processador fica em repouso quando nada exige muitos recursos e só “acorda” em intervalos pré-definidos, economizando energia. Só que, quando o Chrome é aberto, ele demanda que o processador “descanse” em intervalos menores e fique mais tempo em atividade e é isso que causa a diminuição da bateria. Falando em números, a taxa é alterada de 15625ms para de 1000ms, fazendo com que o processador desperte 1000 vezes por segundo, em vez das 64 na taxa padrão.

E não precisa nem estar utilizando o Chrome para isso; se ele simplesmente estiver aberto no computador, a bateria irá esgotar mais rápido. Esse é um problema ainda maior para quem sempre tem alguma aba aberta – é comum deixar pelo menos o Gmail em dias de trabalho, por exemplo.

Por enquanto, a saída é trocar de navegador – o Firefox e o Internet Explorer não apresentam esse problema. No entanto, o Google prometeu ao PCWorld que a resolução da falha é prioridade para a equipe responsável pelo navegador.

Fonte: Tecnoblog

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Google promete corrigir falha no Chrome que drena a bateria do seu notebook

Deixe o seu comentário