Net Barretos - Conectando emoções!

Hemonúcleo do Hospital de Câncer pede doação de plaquetas

8019
Devido aos estoques de sangue dos tipos A (A+ e A-) estarem baixos, o Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos convida toda a população a realizar a doação de plaquetas. Com a baixa imunidade adquirida pela doença, alguns pacientes do Hospital Infantojuvenil chegam a recebê-las diariamente de 8 em 8 horas.
Quem utiliza as plaquetas?
Pacientes que apresentam baixa contagem de plaquetas ocasionada por leucemias, câncer, anemias, quimioterapias e transplante de medula óssea. Eles podem apresentar sérios sangramentos e, por isso, precisam receber transfusões frequentes de plaquetas, inclusive crianças.
Quem não pode ser doador de plaquetas?
Mulheres que tenham tido mais que uma gestação (incluindo aborto) e pessoas que já tenham recebido transfusão de sangue.
Para doar plaquetas, são necessários os mesmos requisitos exigidos para os doadores de sangue:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 anos (menores acompanhados pelos pais) e 65 anos;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Não estar em jejum, mas evitar alimentação gordurosa antes da doação;
– Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
– Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação) e, se possuir, o Cartão SUS.
Como as plaquetas têm durabilidade de apenas cinco dias fora do organismo, as doações precisam ser agendadas. Os interessados devem ligar para o número (17) 3321 – 6600, ramais 6814/7114/7115 ou enviar um e-mail para o endereço: hemocaptacao@hcancerbarretos.com.br.
Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Hemonúcleo do Hospital de Câncer pede doação de plaquetas

Deixe o seu comentário