Net Barretos - Conectando emoções!

Kit de Acessibilidade para leitura está disponível na Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria de Cultura, colocou em funcionamento desde a segunda-feira, dia 16 de outubro/17, o Espaço de Acessibilidade da Biblioteca Municipal “Affonso d’Escragnolle Taunay” com a liberação do Kit de Acessibilidade. O equipamento facilita a leitura para quem tem deficiência visual, mas enxerga e dá condição a cegos que tenham alfabetização em braile, podendo utilizar qualquer um dos volumes a disposição na Biblioteca Municipal.

Composto por computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e um display braile, além de impressora em braile, o kit de acessibilidade foi adquirido por convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, no Projeto Acessibilidade em Bibliotecas, uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Fundo de Interesses Difusos (FID), da Secretaria da Justiça. Barretos está entre as 62 bibliotecas, de 55 municípios contemplados no estado de São Paulo.

Com o intuito de orientar corretamente sobre a utilização do equipamento, a Secretaria de Cultura oferece colaboradores treinados em workshop realizado em São José do Rio Preto, que estão à disposição da população com deficiência visual em qualquer nível, gratuitamente.

O secretário municipal de Cultura de Barretos, João Batista Chicalé, afirmou que a aquisição é de grande importância para toda a comunidade e convida a população a conhecer e usufruir desse benefício. “Esta é uma importante conquista para Barretos, com equipamentos de alta tecnologia para favorecer a vida dos deficientes visuais, além dos equipamentos que já estão instalados na Biblioteca Municipal. Os funcionários receberam treinamento e capacitação para este atendimento diferenciado”, explica.

A Biblioteca Municipal “Affonso d’Escragnolle Taunay”, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida 15, Ruas 18 x 20, Centro, está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com visitação aberta aos interessados de todas as idades, disponibilizando vários tipos de publicações para empréstimo e leitura no local.

 

 

Fonte: Prefeitura de Barretos

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Kit de Acessibilidade para leitura está disponível na Biblioteca Municipal

Deixe o seu comentário