Net Barretos - Conectando emoções!

Monumentos, atrativos culturais e históricos são opções para passeio no Parque

Espaço fica aberto durante todos os dias das 8 às 18 horas, exceto o Rancho do Peãozinho que fecha na segunda-feira

parque do peao roseta
Roseta é um dos monumentos preferidos pelos turistas

O Parque do Peão conta com muitos atrativos culturais, históricos e de entretenimento, que estão abertos ao público. São monumentos espalhados por todo o parque, além do Memorial do Peão e o Rancho do Peãozinho. O coordenador do departamento de turismo, Fauler Marques Júnior, destacou as opções que o barretense pode conhecer. “O Parque do Peão é uma galeria de arte ao céu aberto. Contamos com obras de arte, com assinatura de vários artistas plásticos”, afirmou.
São muitas atrações que manifestam a cultura do mundo sertanejo. A Roseta, símbolo de Os Independentes, fica na entrada do Parque do Peão e foi feita pelos artistas Cesário Ceperó e Pedro Perozzi. Ainda próximo à entrada, o Monumento ao Peão, conhecido como “Jeromão”, tem 27 metros de altura e cerca de 170 toneladas, idealizado por Valter Corsino e desenvolvido pelo artista plástico Juvenal Irene, que representa e homenageia os profissionais de rodeio. O Memorial do Peão, projetado em forma de circo, abriga o Museu do Peão e faz alusão à primeira Festa de Os Independentes. O local recebe muitos objetos que contam a história da Festa do Peão e da vida do sertanejo. Outro monumento que ganha destaque no passeio é o em homenagem ao Touro Bandido, obra assinada por Juvenal Irene, sendo uma réplica 20% maior que o famoso touro. Seus traços e expressões são idênticos ao do animal que fez história no Brasil por sua ferocidade nas arenas. São dois monumentos em homenagem às montarias, de cavalo e touro, ambos com assinatura de Juvenal Irene. O primeiro está próximo à entrada do estádio de rodeios e tem sete metros de altura. O outro fica perto do acesso à Hípica, também com 7 metros de altura. A capelinha, construída na mata do parque, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, protetora dos profissionais de rodeio, tem autoria de Cesário Ceperó e Pedro Perozzi. O monumento em homenagem ao Cavaleiro das Américas, Filipe Leite, também é opção para conhecer no Parque do Peão.

Ao público infantil, o Rancho do Peãozinho é repleto de opções. “Ele fica aberto de terça a domingo das 8 às 18 horas. O Parque do Peãozinho está passando por uma revitalização muito grande. Há exposição de vários animais do meio rural, como: ganso, pato, galinha, coelho, lebre, porquinho-da-índia, avestruz e minipônei. Quem vier, poderá ter noção do que é morar em uma fazenda”, explicou Fauler Marques Júnior.

FUNCIONAMENTO: O Parque do Peão fica aberto todos os dias da semana das 8 às 18 horas. Já o Rancho do Peãozinho funciona de terça a domingo, no mesmo horário.


JEROMÃO: O monumento em homenagem ao peão de boiadeiro conta com 170 toneladas


MONUMENTO: O Cavaleiro das Américas, Filipe Leite, ganhou homenagem no Parque do Peão


CULTURA: O Memorial do Peão resgata a história da Festa do Peão com diversos itens


OBRA: O monumento em homenagem ao Touro Bandido lembra a história do famoso animal


OPÇÃO: O Rancho do Peãozinho é atração voltada para o público infantil

Fonte: O Diário OnLine

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Monumentos, atrativos culturais e históricos são opções para passeio no Parque

Deixe o seu comentário