Net Barretos - Conectando emoções!

Nestlé aposta na radiofrequência para agilizar distribuição

O uso da tecnologia no novo centro de distribuição da DPA permitirá que os produtos cheguem às prateleiras com prazo de validade mais amplo

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, estratégia logística é fundamental. Por isso, a Nestlé resolveu investir na tecnologia RFID para agilizar a distribuição de lácteos em todo o território nacional. O uso da tecnologia no novo centro de distribuição da DPA – joint-venture formada pela Nestlé e a cooperativa neozelandesa Fonterra, inaugurado no dia 16 de dezembro em Araras, interior de São Paulo – permitirá que os produtos Nestlé cheguem às prateleiras com prazo de validade mais amplo.

“As principais empresas do mundo estão usando RFID em implementações de grande escala para melhorar a eficiência, aumentar a visibilidade, otimizar estoques e alcançar outros benefícios de negócios significativos”, destaca o presidente da GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, João Carlos de Oliveira.

A GS1 Brasil é a entidade responsável pela padronização da tecnologia RFID, que utiliza o do código eletrônico de produtos (EPC), um número único que é usado para identificar um item específico na cadeia de suprimentos. O EPC é gravado em uma etiqueta RFID, que combina um chip de silício e uma antena. Como uma placa de carro, o EPC é uma forma de identificar de maneira única um palete, uma caixa ou um item.

Fora do mercado de varejo, outras empresas passaram a adotar a tecnologia RFID como ferramenta estratégica para rastrear produtos. Na área de moda e vestuário, grandes redes de lojas já utilizam RFID para controlar a movimentação das mercadorias – do centro de distribuição ao ponto de venda e entre as lojas. A indústria automobilística também adotou as etiquetas para identificação por radiofrequência para as etapas de montagem dos automóveis. Além disso, o segmento de saúde usa os selos de RFID para gerenciar a utilização de medicamentos em hospitais e até as vendas deles no comércio.

Fonte : http://computerworld.uol.com.br/

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Nestlé aposta na radiofrequência para agilizar distribuição

Deixe o seu comentário