Net Barretos - Conectando emoções!

Pesquisadores conseguem atingir conexão de 1 terabit por segundo em teste de 5G

thumb-33440-antena-resized[1]

Pesquisadores do Centro de Inovação 5G (5GIC, na sigla em inglês) da universidade de Surrey, na Inglaterra, conseguiram atingir a velocidade de 1 terabit por segundo (Tpbs) em um teste.

A velocidade é mais de 65 mil vezes mais rápida do que a velocidade média do 4G. A conexão de 1 Tbps permitiria, por exemplo, baixar 100 filmes em cerca de três segundos.

Segundo o professor Rahim Tafazolli, diretor do 5GIC, essa é a primeira vez que essa velocidade é atingida no mundo todo.

O 5GIC trabalha em novas tecnologias para desenvolver os serviços de internet 5G. “Essa é a mesma capacidade da fibra óptica, mas conseguimos ela por meio de conexão sem fios”, afirma Tafazolli.

Os testes foram feitos em um laboratório, dentro de condições controladas, usando transmissores e receptores construídos pelos próprios pesquisadores da universidade de Surrey.

A ideia é testar a tecnologia fora do laboratório, dentro do campus da universidade, entre 2016 e 2017, antes de demonstrá-la ao público em 2018. O 5G deve estar disponível a partir de 2020 nos países desenvolvidos.

Ainda é incerto que essas velocidades poderão ser alcançadas em ambientes externos. Isso porque o novo padrão precisa garantir latência e confiabilidade da conexão. Especialistas acreditam que o 5G deve atingir velocidades de até 50Gbps.

Fonte: Info

Use QR-Code to get this permaking using your Smartphone. QR Code for Pesquisadores conseguem atingir conexão de 1 terabit por segundo em teste de 5G

Deixe o seu comentário